terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Ponto por ponto costura pronta"

As histórias infantis invadiram a ilha  "7º período"!!





























PONTO POR PONTO COSTURA PRONTA:
A Literatura no ensino da Geografia*



Apesar da literatura ainda ser pouco utilizada nas aulas de geografia, tem sido apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como possibilidade interdisciplinar com a Geografia. De acordo com os PCN's é possível aprender Geografia a partir da leitura de autores consagrados de nossa literatura. É possível trabalhar essa relação, pois a diversas literaturas que abordam questões de espaços, lugares, relações sociais dentre outros aspectos que possam estar explicitamente ou implicitamente nas histórias.
É uma forma lúdica e prazerosa de tratar aspectos geográficos de modo a aproximar essas questões da realidade dos alunos, assim como de ampliar seu olhar a sua volta para que os mesmos venham a perceber que está inserido em um espaço que também pode ser construído por ele. Formar um ser curioso e crítico do seu espaço e das relações as quais os rodeia.
Segundo o PCN, a geografia tem como um dos principais intuitos estudar os lugares, as paisagens e os territórios, para isso, a interdisciplinaridade entre a Geografia e outros campos do saber, que têm sido promovida como fontes de informações.
A Literatura é uma das áreas que desperta maior interesse e curiosidade, quando trabalhada nas aulas de Geografia das séries iniciais do ensino fundamental, possibilitando a leitura de imagens e dados diferentes, especificamente sobre o espaço geográfico e de paisagens que podem ser interpretadas, analisadas e relacionadas, levando em consideração os aspectos sociais, culturais e naturais.
Com o auxílio do livro didático de Geografia a professora pode desenvolver ou sugerir diversas atividades que proporcione ao aluno um enriquecimento desses conceitos.

É sugerido o uso de mapas para conhecer lugares que vivem da agricultura e do extrativismo assim como conhecer a diferença das relações sociais do campo e da cidade. Levantar conhecimentos prévios dos alunos assim como dar oportunidade para exporem suas experiências no campo e na cidade.

É fundamental também que o professor conheça quais são as idéias e os conhecimentos que seus alunos têm sobre o lugar em que vivem, sobre outros lugares e a relação entre eles. (PCN, pg. 128)

Focalizando o algodão o qual é uma matéria prima. Pode-se ser trabalhado em sala sobre a importância da matéria prima para o nosso consume assim como todo o processo pelo qual ela passa para chegar ao homem. Portanto é interessante propor pesquisas de matéria-prima e seus produtos finais.

É interessante também a realização de pesquisa em grupo sobre uma atividade industrial no município o qual o aluno mora: O nome da indústria, o proprietário, matéria-prima utilizada, produtos fabricados, destino da produção, transportes utilizado dentre outros aspectos que podem ser levantados. É uma ótima atividade para que o aluno conhecer melhor seu município e as atividades realizadas nele.
Ou seja, primeiramente, auxiliando e estimulando os alunos perceberem que a natureza está expressa em tudo, o professor por apoiar-se nos próprios hábitos cotidianos de consumo deles, fazendo-os pesquisarem sobre os produtos que participam das suas vidas, quanto a como são feitos e qual a origem dos recursos naturais que estão envolvidos na produção de um determinado produto, é possível fazer com que os alunos compreendam o papel do trabalho na transformação da natureza.
Investigações sobre como pessoas de diferentes espaços e tempos utilizam técnicas e instrumentos distintos de trabalho na apropriação e transformação dos elementos naturais disponíveis serão úteis para alcançar tal entendimento, além de se abordar também as características biofísicas e as relações afetivas e singulares que as pessoas estabelecem com a natureza.
Quanto às metodologias de avaliação, é necessário contemplar alguns critérios referentes aos conteúdos de Geografia que podem ser abordados relacionando os ao livro Ponto por ponto costura pronta. São eles: o reconhecimento, por parte dos alunos, de algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local; se conhece alguns dos processos de transformação da natureza em seu contexto; reconhece e localiza as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; além de ser capaz também de comparar algumas das diferenças e semelhanças existentes entre diferentes paisagens.
No primeiro ciclo, o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho. (PCN, pg 127)
Como alerta o PCN, é de grande valia fazer com que o aluno conhece seu espaço e perceba as relações as quais o mesmo está inserido. A curiosidade é própria do ser humano e, se tratando do seu meio social, acredita-se ter um maior valor e interesse a ser despertado pelo aluno. O ensino da Geografia amplia essa visão.

Portanto a escola deve trazer subsídio para que o aluno aprofunde sua compreensão de distintos aspectos a partir da forma como percebe a realidade em que vivem e das relações entre o modo como ele vê a realidade e como ela realmente se compõe. Desta maneira, o aluno tende a se posicionar de forma crítica. 




REFERÊNCIAS

PIMENTEL, Lúcia Góes. Ponto por Ponto costura pronta. São Paulo, Evoluir. 2003.

RUDNICK, Rosane; SOUZA, Sandra. Criar e aprender: um projeto pedagógico, 3º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2007.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetro Curricular Nacional. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001._____________________________________. Criar e aprender: um projeto pedagógico, 4º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2007.









*Elaborado por Bruna Albuquerque,  Julycleid Borges, Nikaelle Jardim e Viviane Andrade, o texto adaptado foi requisito avaliativo para a disciplina de Saberes e Metodologia do Ensino da Geografia I, ministrada pela profª Edna Telma. 

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