sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Objeto Histórico

        A FOTOGRAFIA

       Para atender o propósito de uma das atividades requisitada na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da História II, deveríamo eleger um objeto que representasse um significado (histórico): escolhi uma fotografia.

Bom...
      A palavra Fotografia significa "desenhar com luz e contraste". O ato de fotografar é uma técnica de criação de imagens por meio da exposição luminosa.
     A primeira fotografia reconhecida é data de 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce e não tem sofrido  mudanças quanto ao seus princípios fundamentais, apesar dos avanços tecnológicos terem possibilitado grandes melhorias na qualidade, agilidade e na redução dos custos.
      Inicialmente em preto e branco (P&B - com o preto sobre o branco), a fotografia ganha destaque devido a sua riqueza de tonalidades. Já a primeira fotografia colorida permanente, que não tem o mesmo alcance dinâmico, só foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell, e atualmente pode formar imagens como:  transparência positiva, para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que   norteiam o mundo da fotografia. (...) A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
         O uso da fotografia é amplo, portanto, podemos classificá-la de acordo com sua finalidade: o Fotojornalismo, a Foto em estúdio, a Fotografia como arte, a Fotografia no cotidiano e na vida...

        Pronto, chegamos no ponto importante: a Fotografia no cotidiano e na vida!

Fotografia é passado.
Fotografia é memória. É afeto. 
É lembrança. É ausência. É saudade!
Fotografia é separação.
Fotografia é pessoas:
amadas, falecidas, desaparecidas... lembradas!
Fotografia é (i)mortalidade.
Fotografia é vunerabilidade, mutabilidade - das pessoas e/ou objetos!
Fotografia é prolongar o passado, 
"intrínsicá-lo" ao presente e reconhecê-lo como futuro!


Enfim, considerando a proposta do profº Gian Carlo da disciplina acima citada, 
a fotografia pode ser utilizada no processo de investigação do cotidiano de nossos estudantes, a fim de que mediante as imagens obtidas da escola, da família, da vizinhança, da cidade e das coisas que os cercam, eles sejam orientados, através de uma metodologia específica, para análise e estudo desses "momentos documentados" e suas correlações históricas, sociais, geográficas, étnicas e econômicas; na educação, a simples disponibilidade do aparato tecnológico não significa facilitar o processo ensino-aprendizagem. É preciso que o professor alie os recursos tecnológicos com os seus conhecimentos e estratégias de ensino, visando alcançar um objetivo: o conhecimento real da imagem fornecida através da fotografia.

Meus irmãos e eu, em 1995



REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/1/revista-ba-foto-memoria.pdf

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