sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Museu Virtual


MUSEU NACIONAL DO MAR
Embarcações Brasileiras



Localizado na cidade de São Francisco do Sul/SC, o Museu Nacional do Mar - embarcações brasileiras foi fundado em 1993,  nascendo da  revitalização (entre 2003 e 2004) dos grandes armazéns da empresa Hoepcke, abandonados há mais de vinte anos, com o propósito de "valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar".



Sendo mantido pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras; tendo patrocino da Petrobrás e da Arcelor Mittal; além de destinar as honras à Amyrklink e One SC - Agência WEB, o museu construiu uma biblioteca própria chamada Biblioteca Kelvin Duarteum dos maiores conhecedores e estudiosos do modelismo naval brasileiro, contando também com o apoio da Caixa Econômica Federal.


Composto por  embarcações originais do Brasil inteiro (sendo mais de sessenta barcos em tamanho natural e cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval,), tais como jangadas, saveiros, canoas, cúteres, botes, traineiras e baleeiras, o Museu contextualiza a história e o uso das peças em exposições, organizando-as em quinze salas temáticas distribuídas em dois grandes conjuntos de galpões. Sua estrutura física conta também com auditório, loja de artesanato, cafeteria, restaurante, estaleiro... 
Planta Baixa do Pavimento Térro

Planta Baixa do Pavimento Superior

O Museu presenteia o público também com músicas folclóricas de diversas regiões do país, além de uma bela música tema do próprio museu (tocada inclusive na abertura de seu site*), de Ricardo Cappra Pauletti.

Por meio do Projeto Educação Museal, datado de 12/08/2011, o museu realiza esquetes teatrais (ou seja, peças de curta duração e poucos autores), destinadas à escolas, grupos ou entidades que agendam visitas, intituladas: O Homem e o Mar, A Benzedeira; A Mulher Rendeira; A Gaivota; O Jangadeiro; A Lenda do Boto Cor de Rosa; e A Lenda da Mãe D'Água e Caboclo D'Água.
Outro projeto elaborado elaborado pelo museu, com parceria com a Capitânia dos Portos da cidade, é o Projeto Proseando com o “Marinheiro", que tem dentre seus objetivos estreitar as relações entre a biblioteca e a comunidade estudantil, divulgando o acervo da biblioteca do Museu, além de estabelecer parceria com a Marinha brasileira, buscar conhecimento nos "velhos marinheiros" valorizar as histórias relacionadas com o patrimônio naval brasileiro.  


Bom... Diante do exposto, recomendo que acessem o site (http://www.eravirtual.org/mar_br_1/) que possibilita um "passeio" pelo MUSEU NACIONAL DO MAR; e que explorarem, de forma dinâmica, todos seus espaços. =D


Recepção do Museu Nacional do Mar



REFERÊNCIAS
*http://www.museunacionaldomar.com.br
http://www.museunacionaldomar.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_do_Mar
http://www.eravirtual.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário